domingo, 23 de setembro de 2012

Aulas de Informática para Idosos


O curso  de informática tem como objetivo tornar as pessoas aptas para lidar com o universo digital. Ao longo das aulas, eu procuro transmitir os conhecimentos básicos da área para que os alunos possam desenvolver atividades e interagir com as novas tecnologias. As aulas de informática se torna um desafio de orientar pessoas com idade mais avançada, no caso, acima dos 60 anos.

Os idosos que resolvem fazer um curso de informática passam a ter uma nova visão do mundo e conquistam as habilidades necessárias para usar todos os recursos de um computador. A formação tem uma didática apropriada para a faixa etária e leva em consideração todas as dificuldades que os alunos podem encontrar no decorrer da aprendizagem.

Em um curso  de informática para iniciantes, os idosos aprendem noções básicas sobre a área entrando em contato com os computadores. A princípio recebem orientações sobre como usar os recursos do sistema operacional e usar softwares padrões do Windows, como Paint, Word e PowerPoint.  Depois o conteúdo é direcionado a suprir as necessidade de cada aluno. As aulas são mais práticas do que teóricas para que os alunos adquiram afinidade com o conteúdo.

Depois de aprender a lidar com o sistema operacional, o aluno começa a navegar pela internet e descobre tudo o que a rede mundial de computadores  tem a oferecer. Além de acessar sites para obter informações sobre diferentes assuntos, os idosos aprendem como enviar emails, criar contas em redes sociais e usar comunicadores instantâneos.

O curso de informática para a "terceira idade" ou "melhor idade" reconhece a situação de aprendizagem tardia, por isso aposta em métodos pedagógicos poderosos para ensinar aos idosos. E o mais interessante de uma aula particular é que o idoso tem a possibilidade de utilizar o próprio computador e no conforto de sua casa.

Assim, além de ensinar, vou "moldando" o computador do aluno, criando atalhos e caminhos mais fáceis afim de facilitar o uso e o aprendizado.

Marque um horário e veja como pode ser fácil e prazeroso!

Isabel Dornelas (32) 8832 3190
Juiz de Fora - MG



Nenhum comentário: